Anotações

Caminho…

A barra subia, e descia rápido…
Acho que primeiro foi o grito, então vi as pessoas correndo e a cena, no fim do corredor formado pela igreja e as lojas e bares, no marco zero da cidade, alguém com uma barra ou bastão, batendo com fúria em seu alvo, de longe me pareceu ser um rapaz contra outro, impossível ter certeza.
Um estava no chão, uma perna levantada, o braço protegendo, tentando se arrastar para longe enquanto olhava para o outro e sua ferramenta de ódio. Nos segundos que se passaram devem ter sido umas três, talvez cinco pancadas, não faço ideia. Mais pessoas estavam juntas e estas não se afastaram, talvez estivessem gostando, mas acho que alguém impediu que continuassem.
As pancadas cessaram, reparei que mais de uma pessoa tinha bastão em mãos e dei meia volta, não consegui continuar pelo caminho, nem mesmo pegar o celular para ligar ao 190. No caminho, contornando a igreja, vi que uma viatura da Guarda Civil estava próxima, apenas no ângulo errado, não tinha como ver o que acontecia do outro lado do prédio. Também estava distante do meu caminho, o suficiente pra que eu (e nenhum outro) desviasse para avisar da ocorrência logo ali.
Olhei para a viatura, para o telefone da GCM, toquei no celular no bolso e continuei em frente. Não liguei. Antes de terminar o giro na igreja, enquanto ainda avistava a viatura, também avistava as pessoas no calçadão, várias delas olhando para a frente da igreja. Ao fim do giro vi o grupo, na outra extremidade, uma roda em torno de alguém que não estava visível, com caras de preocupação. Não dava pra saber se os agressores ainda estavam ali.
Eram ao menos 40 pessoas na área em frente a igreja, no campo de visão da cena, acredito que todos tão travados quanto eu, alguns até viram a GCM, sei porque ouvi dois comentando. A igreja fechando suas últimas portas, me pergunto se por coincidência ou não.
Continuei meu caminho até em casa, pensando e tentando entender o que tinha acontecido, tanto com aquele grupo quanto comigo.
Continuo sem saber.

Guarulhos, 04 de abril de 2014.

Deixe um comentário

