Anotações/Conversas

Afinal, o que querem as empresas?

afinal, o que querem as empresas?

Minhas primeiras leituras sobre o modelo de publicidade no Facebook, quando nem o tinha utilizado, me pareceram inteligentes. Anúncios voltados exatamente para os públicos que, teoricamente, teriam interesse em ver aqueles anúncios, além de várias formas de interação entre usuários e empresas, contando ainda com a possibilidade de as empresas avaliarem o que é falado sobre elas nesta mídia social, podendo trabalhar novas estratégias para cativar seu público alvo.

Mas, do mesmo jeito que uma propaganda de um minuto em horário nobre naquela emissora mega-power não garante vendas, os anúncios no Facebook não estão dando resultados expressivos, então, o pessoal do FB decidiu usar o modelo “pay-to-click” para alavancar os índices.

Pra quem não sabe, pay-to-click funciona assim, o site paga pra você clicar em anúncios e/ou compartilhar com seus amigos e conhecidos, gerando assim aquele monte de spams gerados por nossos próprios amigos.

No caso do Face, eles irão pagar ao usuário com uma “moeda” que só poderá ser utilizada dentro do próprio Facebook, em jogos e outros serviços oferecidos dentro do site. Ou seja, você não ficará rico com isso, a não ser na sua querida fazendinha.

O que o Facebook quer com isso, é apenas aumentar o retorno de cliques gerados pelos seus usuários nos anúncios, para poder agradar as empresas, pois os cliques é que importam…?

Onde está Mark Zuckerberg e sua ideia de “moldar o futuro da internet”?

Onde está o crescimento sustentável que tornaria o Facebook uma importante ferramenta web?

E principalmente, pergunto, o que querem as empresas?

Ao que parece, todos continuam pensando apenas em dinheiro à curto prazo e resultados mensuráveis, e continuam esquecendo que, o importante nas redes sociais, é bater um papo, ser amigo, e assim, depois de entender melhor o mundo do cliente, oferecer produtos e serviços que sejam realmente atraentes à ele.

Como disse a raposa para o Pequeno Príncipe: – Por favor, cativa-me!

leituras:

– sites
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/facebook_vai_pagar_usuarios_para_verem_anuncios_de_publicidade

http://developers.facebook.com/blog/post/489

– revistas
Época Negócios, nº 31, Setembro de 2009, p. 100 – 117.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s